domingo, 19 de abril de 2009

O ÁTOMO - MODELOS E TEORIAS - PARTE II

CONCEPÇÃO NA RENASCENÇA

Anúncios da existência do átomo com fundamentação experimental só veio a surgir no início do século XIX quando o cientista e professor do liceu inglês John Dalton (1766-1844, químico, matemático e filosofo inglês) anunciou a sua teoria atômica no ano de 1808.

Alguns acontecimentos merecem nossa atenção antes de nos detalharmos na Teoria Atômica de Dalton. As destacamos pela importância do período entendendo-se o contexto histórico do mundo por ocasião do anúncio desta Teoria.

Durante o Renascimento, (período da História da Europa compreendido entre fins do século XIII e meados do século XVII em que diversas transformações em uma multiplicidade de áreas da vida humana assinalando o final da Idade Média e o início da Idade Moderna) muitos cientistas tais como Galileu (15/02/1564 - 08/01/1642, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Construiu o primeiro telescópio cientificamente útil em 1609, descobriu os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. Defensor da teoria de Copérnico conforme Resnick(3)), Pierre Gassendi( 1592 - 1655
Sacerdote, matemático, astrônomo e filósofo francês, tentou conciliar a teoria atomica da antiguidade com a crença cristã na imortalidade da alma, no livre arbítrio e em um Deus infinito. Foi o primeiro a observar uma passagem planetária, a de Mercúrio-1631), Newton(04/04/1643-31/03/1727, inglês. "Em 1665, aos 23 anos, Newton mudou-se... cerca de 50 anos mais tarde ele escreveu, "... no mesmo ano (1665) comecei a pensar na gravidade estendendo-se até a órbita da Lua... e tendo comparado o requisito na força para manter a Lua em sua órbita com a força da gravidade, achei que as respostas eram muito próximas".ResnicK(3)), Robert Boyle(25/01/1627 - 30/12/1691, Cientista irlandês. Um dos construtores de bombas de vácuo, nunciou a Lei que levou seu nome que diz: para uma dada massa de gás, mantida a temperatura constante, a pressão varia inversamente com o volume, Resnick(3)página 208), e outros; passaram a perceber a importância da concepção atomística vislumbrada pelos filósofos gregos.

Ohlweiler(1)na página 3 explicita "Daniel Bernoulli (1738) considerava os gases como sistemas de um grande número de partículas movendo-se em todas as direções e as pressões dos mesmos como consequência das colisões das partículas em movimento contra as paredes". E aqui pergunto: O que seriam essas partículas?

Realmente a Química deu um grande salto no século XVIII. Destaca-se como muito importante os anúncios das Leis das Reações Químicas das substâncias verificadas pelas medições das massas das substâncias envolvidas e em seguida as de volume todas elas concluídas empiricamente.

Em 1785, Antoine Lavoisier (26/8/1743-8/5/1794, químico francês, tido como fundador da química moderna,) enuncia a famosa Lei de Lavoisier, Lei da Conservação da Massa, que Ohlweiler(1) na página 3 afirma ser a Lei que afirma "... a massa total das substâncias permanece constante nas reações químicas" a qual, de modo simplificado, dizemos "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

BIBLIOGRAFIA
1 - Ohlweiler, Otto Alcides, Introdução à Química Geral, Editora Globo, Porto Alegre, 1967.
2 - Willie e outros, Química Geral, Editora McGRAW-HILL DO BRASIL, São Paulo, 1978.
3 - Resnick,Robert, Física Vol 2, 4a edição, Livros Técnicos e científicos Editora, Rio de Janeiro, 1984.

O ÁTOMO - MODELOS E TEORIAS - PARTE I


CONCEPÇÃO ANTERIOR A CRISTO
Fonte: Grecia, http-wikiwand-comptGr%C3%A9cia_Antiga em 30/03/2018 as 17:56



A afirmação de que toda a matéria é formada de partículas discretas, indivisíveis, muito pequenas, movendo-se incessantemente no espaço vazio, vem sendo feita desde os hindus e gregos antigos.

Demócrito de Abdera (460 a.C. - 370 a.C., filosofo grego ). denominou estas partículas de átomo (palavra grega que significa indivisível). Otto Alcides Ohlweiler, na página 3 do livro "Introdução à Química Geral" da Editora Globo de Porto Alegre publicado em 1967 afirma "Leucipo de Mileto (nascido a 500 a.C., filoso grego) e, depois Demócrito, consideravam a substância do universo como formada de átomos". Na verdade, a ideia de Leucipo e Demócrito era a de que só se poderia dividir a matéria até um certo limite, ou seja, não se poderia dividir a matéria infinitamente. Ao se atingir esse limite de divisibilidade ter-se-ia chegado ao átomo.

Bueno(2) na página 24 afirma que a ideia de Demócrito é a de que "Tudo o que existe são partículas indivisíveis e espaço vazio. Elas são infinitas em número e forma, colidem umas com as outras e seus movimentos dão origem ao movimento universal, sendo que as suas uniões e separações se traduzem no aparecimento ou desaparecimento dos corpos"

A crença desta ideia filosófica da existência de partículas indestrutíveis, incriáveis, sólidas, incomprimíveis, diferindo em tamanho, forma , rigidez e poder de coesão teve a adesão de Epicuro de Samos (341 a.C. - 271 a.C., filósofo grego do período helenístico)e Tito Lucrécio Caro (nasceu e morreu no século I a.C. - poeta e filósofo latino).

Essas filosofias atomísticas foram bastante antagonizadas por Platão de Atenas (428 ou 427 a.C. - 347 a.C., filósofo grego.) e Aristóteles os quais pregavam que a matéria era divisível infinitamente. É importante destacar que esta concepção negativa apregoada por Platão e Aristóteles teve influência muito forte para que não houvesse grande repercussão da filosofia atomística tendo esta ficado praticamente no esquecimento até início do século XVII.

Apesar de está muito claro mas é muito importante salientar que tanto as afirmações de Demócrito como as de Aristóteles são teorias filosóficas e, desta forma, sem nenhuma base em experimentos.

Anúncios da existência do átomo com fundamentação experimental só veio a surgir no início do século XIX quando o cientista e professor do liceu inglês John Dalton (1766-1844, químico, matemático e filosofo inglês) anunciou a sua teoria atômica no ano de 1808. Teremos a oportunidade de falarmos sobre isto na PARTE II, assunto ao qual espero ter despertado sua curiosidade em conhecer.


BIBLIOGRAFIA
1 - Ohlweiler, Otto Alcides, Introdução à Química Geral, Editora Globo, Porto Alegre, 1967.
2 - Willie e outros, Química Geral, Editora McGRAW-HILL DO BRASIL, São Paulo, 1978.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

TESTE 06 DE QUÍMICA GERAL




01. Se uma estrutura atômica neutra perde elétrons. Que nome receberá a nova estrutura formada?
a) alótropo
b) amorfo
c) retículo
d) ânion
e) cátion

02. A matéria em seu estado normal não manifesta propriedades elétricas. Isso significa que:
a) ela é constituída somente de nêutrons;
b) ela possui mais elétrons que nêutrons;
c) ela possui mais elétrons que prótons;
d) ela possui mais prótons que elétrons;
e) ela possui quantidades iguais de prótons e elétrons.

03. Se um corpo encontra-se eletrizado positivamente, pode-se afirmar que ele possui:
a) Falta de prótons
b) Excesso de elétrons
c) Falta de elétrons
d) Excesso de nêutrons
e) Falta de nêutrons

04. O átomo de um elemento químico tem 18 elétrons no 3o
nível energético(n=3). Podemos afirmar que esse elemento é:
a) Gás nobre
b) Metal
c) Não metal
d) Semimetal
e) Hidrogênio

05. A configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. É correto afirmar que o referido átomo se caracteriza como:
a) Gás nobre
b) Semimetal
c) Metal de Transição
d) Metal significativo
e) Não metal

06. Um átomo que possui configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3 apresenta tendência de tornar-se:
a) Cátion bivalente
b) Cátion trivalente
c) Ânion Trivalente
d) Ânion bivalente
e) Cátion pentavalente

07. Se uma estrutura atômica neutra ganha elétrons. Que nome receberá a nova estrutura formada?
a) alótropo
b) eutético
c) isótopo
d) ânion
e) cátion

08. Existem elementos quimicamente estáveis. Estes átomos apresentam a última camada de elétrons completa. Como são chamados esse grupo de elementos?
a) Metais
b) Gases nobres
c) Ânodos
d) Calcogênios
e) Tranurânicos

09. O componente da equação química que se usa para indicar a quantidade de moléculas que participam de uma reação química chama-se:
a) Índice
b) Porcentagem
c) Coeficiente
d) Expoente
e) referência

10. Na equação química representada abaixo a soma dos menores coeficientes inteiros possíveis é:

H2SO4 + NaOH -------> Na2SO4 + H2O

a) 4
b) 6
c) 8
d) 10
e) 12



VEJA O GABARITO

GABARITO DO TESTE 02 DE QUÍMICA GERAL


GABARITO
01. D
02. C
03. C
04. D
05. E
06. C
07. E
08. B
09. B
10. B

GABARITO DO TESTE 05 DE QUÍMICA GERAL




01. B
02. A
03. C
04. D
05. B
06. A
07. B
08. A
09. E
10. C

TESTE 05 DE QUÍMICA GERAL



01. Substância formada por átomos de não metal
a) iônica
b) molecular
c) metálica
d) iônica e molecular
e) iônica e metálica

02. Substância formada por átomos de metal com átomos de não metal
a) iônica
b) molecular
c) metálica
d) iônica e molecular
e) iônica e metálica

03. substância formada por átomos de metal e que conduz corrente elétrica no estado sólido e líquido
a) iônica
b) molecular
c) metálica
d) iônica e molecular
e) iônica e metálica

04. Ácido presente no suco gástrico
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

05. Ácido presente nas soluções de bateria
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

06. A fórmula do ácido nítrico é:
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

07. A fórmula do ácido clorídrico é:
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

08.O ácido usado na fabricação de TNT tem fórmula:
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

09.O ácido muito usado na fabricação de plásticos, acrílicos e corantes tem fórmula:
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

10.O ácido largamente usado para fazer gravações em vidros e cristais tem fórmula apresentada no item:
a) HNO3
b) HCl
c) HF
d) H2SO4
e) HCN

Bom desempenho
PROF CARLOS ALBERTO
profcarlosalberto.blogspot.com

GABARITO DO TESTE 03 DE QUÍMICA GERAL


GABARITO DO TESTE 03
01. B
02. E
03. A
04. C
05. A
06. E
07. C
08. A
09. A
10. B

TUDO SOBRE O ENEM

Followers

 

QUÍMICA.COM. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com