quinta-feira, 30 de julho de 2009

GABARITO DO TESTE 08 DE QUÍMICA GERAL



01. B
02. B
03. E
04. D
05. B
06. A
07. C
08. D
09. C
10. D

TESTE 08 DE QUÍMICA GERAL



01. (Mackenzie-SP) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o despredimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre.

02. (Ufes) Em um sistema, bem misturado, constituído de areia, sal, açúcar, água e gasolina, o número de fases em cada um é, respectivamente:
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6

03. (PUC-MG) Numa praia, em pleno verão, um estudante de Química observou que o carinho de picolé usava “gelo-seco” para retardar o degelo dos picolés. Pediu à vendedora um pedaço do gelo e colocou-o num copo com água, ocorendo formação de “fumaças brancas”. Observou-se então o fenômeno de:
a) evaporação
b) liquefação
c) fusão
d) gaeificação
e) sublimação

04. ()SEC-SP) densidade é uma propriedade definida pela relação:
a) massa/pressão
b) pressão/temperatura
c) massa/temperatura
d) massa/volume
e) presão/volume

05. (UFMG) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propiedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade
b) massa da aostra
c) solubilidade em água
d) temperatura de ebulição
e) temperatura de fusão

06. Qual dos métodos de separação seguinte se baseia na diferença de densidades?
a) decantação
b) destilação fracionada
c) peneiração
d) cristalização
e) sublimação

07. (Vunesp) Os nomes latinos dos elementos chumbo, prata e antimônio dão origem aos símbolos químicos desses elementos. Esses símbolos são, respectivamente:
a) P, Ar, Sr
b) Pm, At, Sn
c) Pb, Ag, Sb
d) Pu, Hg, Si
e) Po, S, Bi

08. (Fasp) considere uma stância cuja fórmula é H3PO4. Essa substância é composta por:
a) 8 elementos
b) 7 elementos
c) 4 elementos
d) 3 elementos
e) 2 elementos

09. (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
a) evaporação da água do mar
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.

10. (UFPE) Em qual dos eventos mencionados abaixo não ocore tranformação química?
a) Emissão de luz por um vaga-lume.
b) Fabricação de vinho a partir da uva.
c) Crescimento da massa de pão.
d) Explosão de uma panela de pressão.
e) Produção de iorgute a partir do leite.



sábado, 4 de julho de 2009

SOLUÇÕES - PARTE I

A matéria existente na natureza não é única, ou seja, existem várias qualidades (tipos) de matéria a que chamamos de substâncias.
Exemplos: Ferro, água, vidro, açúcar, cal, etc.

As substâncias apresentam propriedades características (específicas) e composição constante o que viabiliza o estabelecimento das fórmulas das substâncias.

Quando uma porção de matéria apresenta duas ou mais substâncias chamamos de mistura.

A maior parte da matéria existente na natureza constituem misturas daí a importância de seu estudo.

As misturas podem ser homogêneas e heterogêneas.

As misturas homogêneas apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão constituindo uma única fase, ou seja, um sistema monofásico.
Exemplos: Água e pouco açúcar, água e pouco sal de cozinha, etc.

Quando dizemos que vamos dissolver uma substância em outra queremos dizer que vamos formar uma solução com estas substâncias.

Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Exemplos: Água e álcool etílico(usado nos tradicionais banhos de álcool, hoje pouco recomendado), gasolina e álcool hidratado(usado nos combustíveis de carros à gasolina), etc.

Componente de uma solução é cada uma das substâncias que tomam parte da solução. O componente que se apresenta em maior quantidade é o solvente e os demais são os solutos 1, soluto 2, soluto 3, etc.

A água é o solvente universal como consequência toda solução que contém água ela, a água, é o solvente da solução.

As soluções podem ser classificadas conforme vários critérios:
1) Quanto ao estado físico;
2) Quanto à condutividade elétrica;
3) Quanto à proporção soluto/solvente;
4) Quanto ao ponto de saturação.

1) Quanto ao estado físico:
Geralmente o estado físico da solução é determinado pelo estado físico do solvente.
a) sólidas - Exemplos: sal úmido, açúcar úmido, o metal de uma aliança de ouro, etc
b) líquidas - Exemplos: Bebidas refrigerantes, vinagre que é uma mistura de ácido acético(C2H4O2) e água, gasolina e álcool hidratado, etc.
c) gasosas - Exemplos: ar atmosférico isento de poeira, etc.

2) Quanto à condutividade elétrica:
a) Eletrolíticas ou iônicas: soluções formadas por substâncias iônicas ou por substâncias moleculares que se ionizam ao serem dissolvidas em água permitindo a condução da corrente elétrica - Exemplos: Pouco sal de cozinha e água(mistura em que o soluto é iônico), ácido clorídrico(HCl) e água(mistura em que o soluto é molecular), etc
b) Não-eletrolíticas ou moleculares: soluções formadas por substâncias moleculares as quais não se ionizam ao serem dissolvidas em água e, portanto, não permitindo a condução da corrente elétrica -Exemplos: Glicose(C6H12O6) e água, etanol(C2H5OH) e água.

3) Quanto à proporção soluto/solvente:
a) Diluída - A quantidade do solvente é várias vezes maior que a do soluto.
b) Concentrada - A quantidade do soluto é considerável em relação à do solvente.

4) Quanto ao ponto de saturação:
a) Não-saturada(ou insaturadas)
b) Saturada
c) Supersaturada











DISSOLUÇÃO DE ESFEROVITE EM ACETOMA

Esta demonstração permite perceber que o esferovite(isopor, tipo de poliestireno expandido de extrema leveza de cor branca, largamente empregado como termoisolante na indústria do frio, na de embalagens e na confecção de brinquedos e adornos.) é constituído por pequenas bolhas de ar aprisionado.

INFLUÊNCIA DA SUPERFÍCIE DE CONTATO NA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO

Como a superfície de contato influencia a velocidade de uma transformação química. Experiência simples feita com água e comprimidos efervescentes, o vídeo mostra passo á passo como reproduzí-la.

PRÁTICA 02

AQUECENDO A PARAFINA

AQUECENDO A PARAFINA Aquecer a parafina é uma prática simples que pode desenvolver no aluno algumas habilidades fundamentais.

MATERIAL

- Um pouco de parafina (Um pedaço de vela comum)
- Um tubo de ensaio
- Uma pinça para tubo de ensaio
- um bico de bunsen conectado a um sistema de fornecimento de gás
- Um dispositivo para promover a chama inicial do bico de bunsen (palito de fósforo e lixa)

PRECAUÇÕES

- Extintor de incêndio na validade
- A boca do tubo de ensaio nunca pode estar direcionado para alguma pessoa, sempre para um espaço livre.
- Esteja esperando um estampido forte para não se assustar.

PROCEDIMENTOS

- Coloque pedaços de parafina(vela) no tubo de ensaio não ocupando mais que 20%(1/5) do mesmo.
- Acenda o bico de bunsen
- Prenda o tubo de ensaio na pinça.
- Segurando a pinça, aproxime o tubo de ensaio do bico de bunsen fazendo com que a extremidade fechada do mesmo entre em contato com a chama.
- permaneça nesta posição até que a parafina derreta.
- continue o aquecimento caso deseje observar a combustão da parafina.

ESPECTATIVA
O aquecimento da parafina no tubo de ensaio sofre fusão, com a agitação das partículas devido a insistência no fornecimento de calor acaba provocando uma combustão.

VEJA UM VÍDEO DA EXPERIÊNCIA

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